domingo, 24 de fevereiro de 2008

AIESEC

Se consegui essa oportunidade foi graças a AIESEC e a divulgação que fizeram, inicialmente comecei o processo seletivo pela AIESEC de Campinas, mas depois de um tempo fui transferido para o pessoal da AIESEC de São Carlos e as coisas ficaram bem mais tranquilas.

A AIESEC é uma associação global com membros em 89 diferentes países. Sua missão é tecer uma rede de contatos que visa conectar diferentes culturas formando líderes conscientes e tolerantes às diferenças culturais. Uma plataforma internacional de oportunidades que oferece 5.000 oportunidades de liderança, 3.500 oportunidades de intercâmbio, 350 conferências e ferramentas virtuais para redes de contatos.

Confesso que no auge da correria para conseguir a documentação para a viagem questionei algumas vezes a necessidade da burocracia da estrutura da AIESEC, mas depois de algumas seções de induction (algumas apresentações que minha responsável na AIESEC, a Vivi, fez sobre como funciona a organização e outras coisas) percebi o quanto eu estava pensando descriteriosamente, afinal de contas imagina uma organização que funciona voluntariamente em 89 diferentes países mantendo o mesmo padrão de atividade sem ter ao menos uma centralização cultural, é realmente impressionante. Pensando assim percebo a necessidade da burocracia e o quanto eu estava sendo parcial :p. Pra falar a verdade, em épocas de empresa júnior a gente sentia dificuldade de organizar 15 estudantes do mesmo departamento... imaginem 15.000 membros em 800 universidades pelo mundo.

Tenho orgulho de estar participando da causa da AIESEC, esses malucos aspiram mudar o mundo e se mechem muito pra isso de maneira planejada e consciente. Posso estar viajando bastante (não é raro eu fazer isso), mas me parece que a AIESEC treina os verdadeiros filhos de aquário colocando-os em contato com o diferente e oferecendo-os suporte para assumirem posições de liderança global. Nos faz pensar que se o presidente Truman tivesse feito um intercâmbio no japão, se Hittler tivesse passado por um trainee em Israel, ou ainda se Churchill tivesse passado pelo que eu vou passar, nossa história poderia ser bem mais feliz.

Não deixe de visitar: http://www.aiesec.org/


2 comentários:

Anônimo disse...

o negócio tá informativo! hummm...
bj, Pri

Ladoocultodocerebro disse...

legal o texto, estou pensando até em participar da AIESEC....

o final lança uma idéia de intercambio de culturas entre os líderes das nações muito salutar, o único descuido é que o estado de Israel foi criado depois de Hitler, até mesmo em decorrencia dele, sendo assim este não poderia ter visitado aquele país.